domingo, 21 de fevereiro de 2021

O Papa sobre mensagem da Divina Misericórdia: abramos o coração a Jesus

 

 Em 2016 o Papa visitou o Santuário da Divina Misericórdia e o Túmulo da Santa Faustina, durante a visita a Cracóvia  

 

No final da oração mariana do Angelus deste domingo (21), Francisco lembrou que se passaram 90 anos desde a revelação da imagem de Jesus Misericordioso. "Esta mensagem", disse o Pontífice, "chegou ao mundo inteiro, e não é outra coisa senão o Evangelho de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, que nos dá a misericórdia do Pai".

 

Amedeo Lomonaco, Andressa Collet – Vatican News

Foi dirigido à Polónia, ao Santuário de Płock, o pensamento do Papa Francisco no final da oração mariana do Angelus deste domingo (21). Ao saudar, em particular os fiéis polacos, que inclusive se faziam presentes na Praça de São Pedro, o Pontífice disse:

“Há noventa anos atrás, o Senhor Jesus manifestou-se à Santa Faustina Kowalska, confiando-lhe uma mensagem especial da Divina Misericórdia. Através de São João Paulo II, aquela mensagem chegou ao mundo inteiro, e não é outra coisa senão o Evangelho de Jesus Cristo, morto e ressuscitado, que nos dá a misericórdia do Pai. Abramos os nossos corações a Ele, dizendo com fé: ‘Jesus, confio em Ti’.”

Na cidade de Płock, nas margens do rio Vístula, foi erguido o santuário naquele que é o local das revelações particulares da Irmã Faustina Kowalska, a primeira santa do novo milénio. Era 22 de fevereiro de 1931 quando o Senhor Jesus se manifesta à Santa Faustina Kowalska, que se encontra no convento de Płock da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, em Stary Rynek.  Ela escreveu no seu diário:

"À noite, enquanto estava em minha cela, vi o Senhor Jesus vestido com um manto branco: uma mão levantada para abençoar, enquanto a outra tocava o manto no seu peito, o qual, quando ligeiramente retirada dele, revelava dois grandes raios, um vermelho, o outro pálido. Muda, mantive os meus olhos fixos no Senhor; a minha alma foi tomada pelo medo, mas também por uma grande alegria. Após algum tempo, Jesus disse-me: pinta uma imagem segundo o modelo que vês, com as palavras escritas por baixo ‘Jesus, confio em Ti. Desejo que esta imagem seja venerada primeiro na vossa capela, e depois no mundo inteiro."

A primeira imagem de Jesus Misericordioso foi pintada em Vilnius, sob a orientação da própria Irmã Faustina. A imagem mais conhecida é mantida no Santuário da Divina Misericórdia em Cracóvia-Łagiewniki. Foi criada de acordo com as instruções do guia espiritual da 'Apóstola da Divina Misericórdia', Padre Józef Andrasz.

A Festa da Divina Misericórdia

A Festa da Divina Misericórdia é celebrada por toda a Igreja no domingo seguinte à Páscoa e passou, portanto, a ser intitulada Domingo da Divina Misericórdia. Santa Faustina foi beatificada em 18 de abril de 1993, por São João Paulo II, e canonizada também pelo Sumo Pontífice em 30 de abril de 2000.

Já nesta segunda-feira (22), às 17h, horário local, será celebrada uma missa no Santuário da Divina Misericórdia, em Płock, na Polónia. A celebração pode ser seguida no canal do Youtube do Santuário.

Vatican News

Sem comentários:

Enviar um comentário