domingo, 22 de outubro de 2023

Parem! A guerra é uma derrota, a destruição da fraternidade humana

Crianças olham para danos num café em Khan Yunis, no sul da Faixa de Gaza, em 22 de outubro de 2023, durante as batalhas em curso entre Israel e o grupo palestino Hamas. (Foto de Mahmud HAMS/AFP)

Após rezar o Angelus, com o pensamento voltado para Israel, Palestina e Ucrânia, Francisco fez mais um apelo pelo fim de todos os conflitos, em particular pela libertação dos reféns em Gaza. O Papa reitera o convite para um dia de jejum e oração em 27 de outubro. 
 

Vatican News

É o décimo sexto dia de guerra: mais de 4.000 mortos entre os palestinos, 1.400 entre os israelitas, 212 são os reféns.

“É preocupante a possível ampliação do conflito enquanto tantas frentes de guerra já estão abertas no mundo. Silenciem as armas, ouçam o grito de paz dos pobres, das pessoas, das crianças", tinha dito o Papa na Audiência Geral da última quarta-feira. Mas a escalada de violência na Terra Santa que se seguiu nestes dias, continua a trazer preocupação e dor:

"Mais uma vez o meu pensamento dirige-se para o que está a acontecer em Israel e na Palestina", disse logo após rezar o Angelus com os milhares de fiéis presentes na Praça de São Pedro. "Estou muito preocupado, entristecido, rezo e estou próximo de todos aqueles que sofrem, os reféns, os feridos, as vítimas e a seus familiares."

Diante das notícias que  continuam a chegar do conflito no Médio Oriente, Francisco demonstrou particular preocupação pela "grave situação humanitária em Gaza", dizendo-se entristecido de "que também o hospital anglicano e a paróquia greco-ortodoxa tenham sido atingidos nos últimos dias". E renovou o eu apelo "para que sejam abertos espaços, que a ajuda humanitária continue a chegar e que os reféns sejam libertados":

A guerra, cada guerra que há no mundo – penso também na martirizada Ucrânia – é uma derrota. A guerra é sempre uma derrota, é uma destruição da fraternidade humana. Irmãos, parem! Parem!

O Pontífice reitera o seu convite feito na Audiência Geral da última quarta-feira para um dia de jejum e oração pela paz:

Recordo que para a próxima sexta-feira, 27 de outubro, convoquei um dia de jejum, oração e penitência, e que naquela tarde, às 18 horas, em São Pedro, teremos uma hora de oração para implorar a paz no mundo.

Dia Mundial das Missões e saudações aos diversos grupos presentes na Praça São Pedro

Na sequência, o Santo Padre recordou o Dia Mundial das Missões celebrado neste domingo, 22 de outubro, e cuja mensagem tinha sido publicada na Solenidade da Epifania do Senhor, em 6 de janeiro:

Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões, que tem como tema “Um coração ardente, pés que caminham”. Duas imagens que dizem tudo!

Seguiram-se então as saudações aos diversos grupos reunidos na Praça de São Pedro para o tradicional encontro dominical com o Papa. Entre os quais:

Saúdo todos vós, romanos e peregrinos, em particular as Irmãs Siervas de los Pobres hijas del Sagrado Corazón de Jesús, de Granada; os membros do Centro Académico Romano Fundación; a Confraria do Señor de los Milagros, dos peruanos em Roma: e obrigado, obrigado pelo vosso testemunho! Continuem assim, com essa piedade tão bela...

Vatican News

Sem comentários:

Enviar um comentário